Besummerlogoverde.png

Dia 1 - 18 de julho

 

10H – 11H30: DANÇA CLÁSSICA

MARIA LUÍSA CARLES

11H45 –13H15: AULA DE PONTAS

YOLEXIS SANTANA

 

Objetivo: Trabalho de fortalecimento em pontas

Exercícios:

• Relevé nas várias posições de pernas;

• Echapé;

• Pas de bourée suivi;

• Piqué em V posição;

• Relevé a coupé de pied continuados;

• Relevé a Passé devant e derriére;

• Trabalho de pirouette.

14h - 15h30: REPERTÓRIO CLÁSSICO

YOLEXIS SANTANA

Objetivo: Aprendizagem de um excerto do bailado Don quixote, variação da Kitri.

 

Material necessário: um leque.

15h45 - 17h15: PROGRESSING BALLET TECHNIQUE

YOLEXIS SANTANA

A Técnica Progressiva de ballet (PBT) é um programa inovador de condicionamento e fortalecimento do corpo que foi concebido pela Marie Walton-Mahon para melhorar a técnica dos estudantes, concentrando-se no treino da memória muscular necessária em cada exercício em todas as formas de dança. O programa ajuda na prevenção de lesões e reabilitação e aumenta a capacidade dos bailarinos para obterem o seu melhor desempenho. PBT concentra-se na força central, colocação de peso e alinhamento do corpo com uma abordagem gradual de exercícios cuidadosamente concebidos e repetições destes exercícios que despontam a sua memória muscular.

Material necessário: bola de pilates (65cm), fusion ball (20-23cm), banda elástica (força média).

17H30 - 19H: OFICINA COREOGRÁFICA

ISABEL GALRIÇA

DIA 2 - 19 de julho

 

10H - 12H30: DUETO CONTEMPORÂNEO

CATARINA CASQUEIRO & TIAGO COELHO

 

A aula de Dueto Contemporâneo, com Catarina Casqueiro e Tiago Coelho, obedece a técnicas especificas de movimento, como a escuta do outro e a simbiose dos corpos. Serão introduzidos exercícios que permitem ao aluno compreender a urgência do contacto e a fisicalidade necessárias para o desenvolvimento de um trabalho de dança a par.

14H – 17H: HIP HOP

CÉSAR NUSIK

 

Aprender mais de 20 passos de Hip Hop. Serão fornecidas ferramentas de improviso como Bounce, Rock e Groove e bases de movimento de introdução à cultura urbana e dança social.

17H30 - 19H: OFICINA COREOGRÁFICA

ISABEL GALRIÇA

DIA 3 - 20 de julho

 

10H - 13H: TÉCNICA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA

DANIEL CARDOSO

 

Durante o aquecimento vou focar todo o trabalho de preparação do corpo. A aula começa com exercícios de chão que permitem aos alunos compreender de onde começa o movimento e como usar e controlar o peso do corpo, de modo a gerar movimento. Quando nos levantamos, começamos a concentrar em trabalhar o tronco, cabeça, ombros, tórax, pélvis, etc., ajudando os alunos a encontrar o centro do corpo e como controlá-lo. À medida que a aula evolui começamos a trabalhar todas as partes do corpo e a movimentarmo-nos pelo espaço. A aula de aquecimento tem alguns dos aspectos técnicos presentes em técnicas de referencia como Graham, Cunningham ou Horton. A aula é estruturada e focada nos aspectos-chave que possibilitam o bailarino a ser capaz de usar o seu corpo e as suas habilidades ao máximo, sendo assim uma mais-valia para bailarinos na atualidade.

 

14H – 17H: WORKSHOP COREOGRÁFICO - REPERTÓRIO DE DANIEL CARDOSO E QUORUM BALLET

DANIEL CARDOSO

 

Depois do aquecimento, os alunos vão ter oportunidade de ter contacto com algum do repertório contemporâneo do Quorum Ballet. Esta parte do workshop é extremamente importante porque é onde os alunos podem aplicar o que aprenderam durante a aula e ter contacto com o material coreográfico de Daniel Cardoso.

17H30 - 19H: OFICINA COREOGRÁFICA

ISABEL GALRIÇA

DIA 4 - 21 de julho

10H - 13H: DANÇA CONTEMPORÂNEA

INÊS AFFLALO

 

Pretendo com este workshop abordar e desenvolver um pouco de diferentes técnicas de dança contemporânea, tendo influência de Graham Tecnique, Release Tecnique, Flying Low, bem como algum contributo de outra técnica/ferramenta de consciência física – o yoga. Assim iremos identificando ferramentas que podem ser essenciais para o desenvolvimento de trabalho e treino coreográfico. Tenciono abordar trabalho de chão, a relação do corpo com o solo, trabalho de centro e deslocação no espaço, o corpo na vertical e em projeção pelo espaço. Exploração de movimento através de improvisação, procurando desenvolver consciência do corpo como um todo, as suas diferentes partes isoladamente, a forma como se relacionam entre si e ainda como o corpo se expande e projeta num espaço físico e se afirma na relação com os outros.

 

14H – 17H: TRABALHO COREOGRÁFICO

INÊS AFFLALO

Finalmente iremos desenvolver trabalho coregráfico tendo por base conceitos identificados e trabalhados na primeira fase do workshop – contração, expansão, espiral, suspensão, bounce, ligado, stacatto.

17H30 - 19H: OFICINA COREOGRÁFICA

ISABEL GALRIÇA

DIA 5 - 22 de julho

0B0A9557.JPG

10H - 13H: DANÇA MODERNA/FLEXIBILIDADE

FILIPA PERALTINHA

 

Esta aula combina elementos técnicos de dança moderna - Técnica Graham - com noções de mecânica do corpo e trabalho de flexibilidade.

14H – 17H: REPERTÓRIO DE DANÇA CONTEMPORÂNEA

FILIPA PERALTINHA

 

Com base em excertos do material coreográfico da peça "Hanami" de Filipa Peraltinha serão trabalhadas componentes técnicas e de interpretação.

17H30 - 19H: OFICINA COREOGRÁFICA

ISABEL GALRIÇA

DIA 6 - 23 de julho

10H - 13H: BARRA DE CHÃO E TÉCNICA DE DANÇA CL

DIANA NOGUEIRA

 

A vontade de melhorar e aprender mais é o objectivo principal deste workshop, onde se desenvolvem capacidades tão importantes como a perfeição na execução, a coordenação, a lateralidade, a flexibilidade e a relação música/movimento. Começamos com a barra de chão que para além de aquecer o corpo, ajuda a melhorar algumas capacidades físicas (flexibilidade, força e coordenação) e que também ajuda a compreender a técnica de dança clássica sem o peso do corpo nos membros inferiores, ajuda a melhorar e a promover o en dehors na execução dos elementos técnicos da dança clássica. De seguida, realizamos uma aula completa de técnica de dança clássica (barra, centro e allegro) com o corpo já preparado para os elementos que vão surgir no decorrer da aula.

Material necessário: toalha, garrafa de água, bola de ténis e corda de saltar.

 

14H – 17H: RANDOM REFERENCE

DUARTE VALADARES

Random Reference encontra-se pelo meio de tudo o que já carreguei a nível de movimento, a não definição de um estilo permite-me que vários fluam e criem sinergias dentro de uma nuvem contemporâneo/urbana. Rampas graduais de ebulição improvisada, corpos quentes que assimilam frases e técnicas variadas.

17H30 - 19H: APRESENTAÇÃO PÚBLICA DA OFICINA COREOGRÁFICA

ISABEL GALRIÇA